O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, de acordo com pesquisas. Isso significa uma média de 700 mil acidentes por ano, que são notificados pelo CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho). Estas ocorrências acontecem por diversos motivos, porém, segundo estatísticas, uma das principais causas é a falta de proteção por parte da empresa.


Cuidar da saúde e segurança dos funcionários no ambiente de trabalho significa investir em programas de proteção, o que, para muitos gestores, gera um gasto desnecessário. Porém, além de serem previstos por lei, estes programas interferem diretamente na produtividade da empresa.

Se um funcionário se acidenta no trabalho, o valor gasto pela empresa com afastamentos e ações judiciais possivelmente será bem superior do que o necessário para adquirir equipamentos de segurança e orientar a equipe. Além disso, a credibilidade corporativa da organização pode ser afetada.

Manter o maquinário de trabalho em condições adequadas, ter um mapa de risco atualizado, ensinar e capacitar os colaboradores para agirem em situações de perigo e adquirir os equipamentos de segurança individual adequados são algumas das exigências estabelecidas pelas normas regulamentadoras, e que precisam ser cumpridas, uma vez que não beneficiam apenas os funcionários, como a própria empresa.

De acordo com dados da previdência social, em 2015 foram comunicados 612,6 mil acidentes, sendo que 2.500 ocorrências resultaram em morte. E para que estes números diminuam, empresa e funcionário precisam trabalhar juntos, se preocupando com todos os aspectos de saúde e segurança.


Geremed é especialista neste assunto e pode ajudar sua empresa com as obrigações exigidas pela lei. Treinamentos para trabalho em alturaCipaprimeiros socorros e brigada de incêndio são alguns dos que oferecemos. Também trabalhamos com os serviços de assessoria em medicina ocupacional, PPRA e PCMSOexames médicos periódicosmapa de riscogestão online e eSocial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Geremed - Whatsapp
Olá,
Podemos ajudá-lo?