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Home Office x Segurança do Trabalho: o que o empreendedor precisa saber

Postado em 18 de fevereiro de 2021

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A modalidade de Home Office precisa ser alinhada com as condições de trabalho. Saiba como aplicar corretamente aos seus colaboradores

A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou não somente a rotina e os cuidados diários das pessoas, mas também, obrigou muitas empresas a se adaptarem à uma nova forma de trabalho, adotando o formato Home Office para poder preservar o seu funcionamento e a saúde de seus colaboradores. O novo formato se mostrou certeiro e com bons resultados, e com isso algumas empresas o adotaram como  modelo definitivo, outras estão adotando o formato híbrido, em que o colaborador vai até a empresa alguns dias. 

De acordo com a legislação trabalhista vigente no Brasil, os postos de trabalho necessitam de uma atenção especial às condições de trabalho dos colaboradores que estão atuando na modalidade Home Office. Isso significa que as regras válidas para o ambiente laboral, também precisam ser executadas na residência a fim de resguardar a integridade física dos seus funcionários e de minimizar qualquer problema trabalhista que possa ocorrer. 

Abaixo você pode conferir a melhor maneira de se adequar a modalidade de Home Office:

  • Local de trabalho: O ambiente montado para o colaborador deve ser o mais confortável possível, com toda a estrutura e mobiliário necessários para a execução de suas tarefas. Caso haja a necessidade, a empresa deve auxiliar com os custos da adequação.  A empresa deve estimular o acompanhamento constante do colaborador, para que ele tenha uma avaliação das condições de seu equipamento, assim como um cuidado com postura e descanso periódico para que sejam evitados sintomas de dores e estresses. 

  • Estimular um ambiente saudável: Esse ponto é parte muito importante, pois, cabe à empresa educar os trabalhadores a manterem os melhores cuidados com o seu ambiente de trabalho, preservando a higiene e organização. Esse ponto é crucial para evitar problemas de saúde, para organizar melhor as prioridades e tarefas, além de ser importante ter um ambiente com boa apresentação em caso de reuniões virtuais, mantendo a imagem e postura da instituição. 

  • Saúde do colaborador: Quando estamos em casa automaticamente acabamos por adotar uma postura mais relaxada e confortável, porém, que pode vir a ser prejudicial após muito tempo na mesma posição e dias executando a tarefa. Para que os colaboradores estejam sempre saudáveis e bem fisicamente e mentalmente, é importante que a empresa estimule a prática de atividades físicas e práticas que ajudem a relaxar.

Esses e outros pontos devem ser observados e praticados pela empresa e pelos funcionários durante o trabalho em Home Office. Para saber mais, entre em contato com a Geremed. Nós somos especialistas em saúde e segurança do trabalho, desde 1998.

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