Contato, dúvidas, informações e propostas: 11 93310-0101 | Agendamento de consultas clínicas: 11 93310-0102

Comunica

Mapa de Risco: uma ferramenta para a segurança na sua empresa

Postado em 20 de abril de 2021

Sem categoria

A aplicação do Mapa de Risco é fundamental para alertar e prevenir os trabalhadores sobre os riscos e cuidados que devem ser tomados ao executar as suas atividades em um determinado ambiente laboral

Acidentes no local de trabalho são um dos principais motivos de afastamento de colaboradores, esse fator se torna ainda mais alarmante se considerarmos que a cada minuto um trabalhador sofre algum tipo de acidente no ambiente laboral Somente em 2018, a Previdência Social Registrou um número astronômico de 576.951 casos de profissionais acidentados. Em cinco décadas, 173 mil pessoas chegaram a óbito por conta de acidentes de trabalho.

O mais triste disso tudo, é que muitos casos poderiam ter sido evitados com uma boa política de cuidados, e a implementação de um Mapa de Riscos na empresa, orientando os colaboradores sobre riscos existentes no ambiente de trabalho e como evitá-los, assim cuidando da saúde e segurança no ambiente laboral

O que é Mapa de Risco?

Representado graficamente através de desenhos sejam eles da planta baixa, ou uma representação fiel ao ambiente de trabalho, em que são destacados os fatores que apresentam algum tipo de risco acidente ou à saúde dos colaboradores dentro do ambiente laboral. 

Esse mapa deve constar com fidelidade tudo o que existe no ambiente, que representam algum tipo de risco Físico, Químico, Biológico, Ergonômico e Acidentes (Mecânicos), por exemplo equipamentos ruidosos, produtos químicos, levantamento de peso, quedas, micro-organismos. Os riscos, precisam ser indicados de forma fácil a ser entendida por qualquer um dos colaboradores, até mesmo os que não estão familiarizados com aquele ambiente.

Para que essa compreensão seja maior, riscos são destacados utilizando cores e formas, de acordo com a intensidade do agente de risco no ambiente. 

Muitas empresas já direcionam sua atenção à regulamentação de PPRA e PCMSO, mas você tem se atentado sobre a importância da aplicação adequada do Mapa de Risco? 

Aplicado pelo ENIT (Escola Nacional da Inspeção do Trabalho,) é necessário que todas as empresas independentes de seu porte e atuação, mas que possuam CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) implementem em seu local de trabalho um Mapa de Risco, conforme item 5.16 – Atribuições,  alínea A) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

Como desenvolver um mapa de risco eficiente?

O Mapa De Risco deve ser elaborado pelos membros ativos da CIPA, após a organização estudar e entender como funciona o setor e como os trabalhadores são expostos aos riscos no local. Os elementos presentes no Mapa De Risco para a representação, são feitos através de círculos e cores.

Os círculos são a representação da intensidade do risco no local, sendo apresentados nos tamanhos:

  • Pequeno: Risco Baixo
  • Médio: Risco Moderado
  • Grande: Risco Alto

E as cores devem ser seguidas da natureza do risco que representam aos trabalhadores, para melhor entendimento e cuidados ao se exporem em determinados locais e atividades. Sendo elas:

  • Verde: Físicos;
  • Vermelhos: Químicos;
  • Marrom: Biológicos;
  • Amarelo: Ergonômicos;
  • Azul: Acidentes

Porque elaborar um mapa de risco?

A elaboração do Mapa de Risco tem como prioridade informar e conscientizar a todos os colaboradores de maneira simples, porém didática sobre todos os perigos e riscos existentes em cada um dos ambientes de trabalho, para que os colaboradores possam desenvolver suas funções com total segurança, prevenindo acidentes ou doença do trabalho, tornando o ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Você Gestor de Qualidade, Recursos Humanos ou Empreendedor, na hora de desenvolver o melhor Mapa De Risco que atende com total segurança a sua empresa, conte com a experiência de mais de duas décadas da Geremed Ocupacional, formada por um time de especialistas em promover bem-estar e saúde ao ambiente de trabalho. Com a Geremed você ainda pode contar com uma gama completa de serviços voltados para a orientação e educação laboral, desde a assessoria em medicina ao exame ocupacional, auxiliando ainda com um mapeamento eficaz sobre os riscos e treinamento adequado de segurança do trabalho, proporcionando um local saudável para a realização das tarefas e de seus colaboradores.

Nosso site armazena dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Clique aqui para conhecer nossa Política de Cookies.