Saúde e Segurança do Trabalho no planejamento de gestão empresarial

#comunica

Saúde e Segurança do Trabalho no planejamento de gestão empresarial

A preocupação com as pessoas nunca esteve tão evidente na rotina das empresas como nos últimos anos. Se por um lado temos práticas de SST que seguem normas e leis trabalhistas, de outro temos um departamento de recursos humanos cada vez mais engajado em proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores.

Sabemos que o sucesso da sua empresa depende de diversos fatores, entre eles o planejamento de gestão empresarial, que facilita a administração da organização tornando as tarefas mais assertivas e o tempo em sua conclusão otimizado. 

Mas como todo planejamento e uma gestão de sucesso, não podemos deixar de fora alguns aspectos importantes que influenciam diretamente no bem-estar do colaborador, por isso os cuidados com  saúde e segurança do trabalho são  fundamentais para proporcionar um ambiente de trabalho adequado, que proporcione produtividade e assim melhores resultados. 

Por que é tão importante a saúde e segurança do trabalho? 

rotina em um ambiente de trabalho pode ser estressante e até mesmo oferecer alguns riscos dependendo da função e área de atuação da empresa, afetando diretamente a saúde de seus colaboradores, e por consequência o desempenho na realização de atividades o que tem reflexo direto na qualidade do seu serviço prestado. 

Um fato alarmante é que no mundo todo um trabalhador morre a cada 15 segundos devido a acidentes no ambiente de trabalho, e esse fato se torna ainda mais preocupante quanto ao volume nacional registrando 21.467 casos entre 2012 e 2021.

Entre os acidentes de trabalho mais comuns registrados estão:

  • Corte e laceração;
  • Fraturas;
  • Contusão e Esmagamento;
  • Distorção e Tensão;
  • Lesão Imediata

 Para que esses números sejam diminuídos, e os trabalhadores possam exercer suas funções com total segurança, o ambiente laboral deve ter a sua saúde e segurança do trabalho como parte fundamental de uma gestão eficaz, proporcionar um local saudável e que motive seus colaboradores no dia a dia. 

Devido a isso, é muito importante que seja criado um ambiente de trabalho que atenda essas necessidades, e que além de ser motivador, ainda cumpra com a segurança e bem-estar dos funcionários.

Saúde e Segurança do Trabalho aplicada no planejamento estratégico

planejamento estratégico é o conjunto de ações que serão executadas tendo como objetivo o crescimento e desenvolvimento da empresa. Partindo da  premissa  de que um dos principais valores do seu negócio está em seus funcionários, é  importante desenhar estratégias para mantê-los motivados, saudáveis e protegidos de situações de risco.  

Deve ser considerado um investimento direcionado a segurança e saúde do trabalho, a fim de evitar acidentes de diversos níveis, o que impactaria de maneira negativa nos trabalhadores e por consequência em seu trabalho, além de maior despesa e percalços a empresa e seus gestores. Contar com uma assessoria especializada em saúde e segurança ocupacional é essencial, para garantir que todas as normas e lei, determinadas conforme a área de atuação da empresa sejam seguidas rigorosamente, mitigando problemas trabalhistas.  

Segurança do trabalho aplicada na gestão empresarial

Existem diversas maneiras em que um gestor pode aplicar a segurança do trabalho em sua gestão, estimulando a cultura de  prevenção de riscos no ambiente de trabalho com programas como:

  • PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
  • PCMSO  Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Além desses citados acima, outra forma de aplicar a SST é investindo na adaptação tanto do ambiente laboral, de maneira que se torne adequado aos trabalhadores e as atividades realizadas, como em ergonomia que busca oferecer maior segurança e conforto aos colaboradores, prevenindo doenças que podem vir a surgir devido ao estresse físico e mental, auxiliando em um bem-estar, e é claro, melhora na qualidade da produção das tarefas realizadas. 

Os avanços em SST a maneira que as empresas lidam com os seus colaboradores 

É perceptível o interesse atual das organizações em SST. O conhecimento sobre o assunto e o investimento destinado às ações em SST vem crescendo significativamente. Apesar de ainda não estar no nível ideal, já nota-se um avanço na procura das empresas por adequações perante as normas regulamentadoras. Grande parte dessa procura deve-se ao fato de que as organizações perceberam que ambas as partes (empresa x funcionário) tem muito a ganhar com esse investimento, e entre os maiores benefícios estão: evitar custos com acidentes, evitar interrupção de operações e processos, adequação aos requisitos legais, aumento da produtividade, proteção à saúde e integridade física dos colaboradores, aumento da produtividade, enriquecimento da cultura organizacional aumentando a credibilidade da empresa… De modo geral as empresas só tem a ganhar em termos de qualidade e segurança com uma boa gestão de SST.

As empresas realmente estão entendendo que investir em uma cultura de saúde e segurança do trabalho traz benefício diretos para os trabalhadores e para a empresa também, e essa posição de implementar ações parte dos seus processos e resultados!

– MARINA RAMOS, gerente comercial da Geremed Ocupacional

Como a SST na  gestão empresarial pode auxiliar o seu negócio? 

A gestão empresarial é um conjunto de estratégias e planejamentos que unem ações importantes com o objetivo de otimizar processos e organizar de forma eficiente, ao ter uma gestão que leva em consideração pontos importantes da SST, podemos destacar diversas vantagens para o seu negócio, tanto de forma interna, quanto a maneira que o mercado enxerga a sua empresa. 

  • Destaca ao mercado as responsabilidades sociais da empresa;
  • Maior destaque e força da imagem e valor da marca;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de riscos e acidentes de trabalho;
  • Melhor mão de obra;
  • Incentiva os colaboradores a exercerem as suas atividades com maior atenção e responsabilidade.
  • Redução de custos com retrabalhos;
  • Redução de custos com encargos trabalhistas devido a acidentes. 

É de extrema importância que gestores e empresários dominem com clareza os conceitos e ferramentas de gestão empresarial e SST de maneira que o negócio consiga se estabelecer, e se alinhar ao mercado e sua constante mudança. Assim é possível prever situações e riscos e minimizar erros que podem vir a comprometer anos de trabalho e dedicação. 

Por que investir em gestão empresarial?

Diante da modernização do seu negócio junto ao mercado em que ele atua, investir em uma gestão empresarial proporciona uma gama de benefícios para a saúde da sua empresa que podem ser explorados em seu crescimento, auxiliando a alcançar os principais objetivos estabelecidos. 

  • Maior Vantagem competitiva no mercado;
  • Custos mais baixos;
  • Ganho de tempo para a realização de tarefas;
  • Melhor capacitação de recursos;
  • Dados concretos sobre os principais desempenhos; 
  • Integração entre setores;
  • Maior desenvolvimento da empresa;
  • Prazos atendidos com facilidade.

Você já conhece as vantagens dos serviços Geremed?

Geremed Ocupacional, possui mais de duas décadas de atuação no mercado, formada por um time de especialistas prontos para promover a melhor experiência e desenvolvimento da sua empresa. 

Com a Geremed você tem acesso a uma gama de serviços voltados a orientação e educação laboral, além de profissionais alinhados com as novas tendências exigidas pelo mercado, sejam elas nos quesitos de Gestão EmpresarialGestão Online ou de E-Social.

Com a Geremed você ainda pode contar com serviços especializados voltados para a orientação e educação laboral, desde a assessoria em medicina ao exame ocupacional, auxiliando ainda com um mapeamento eficaz sobre os riscos e treinamento adequado de segurança do trabalho, proporcionando um local saudável para a realização das tarefas e de seus colaboradores.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Abrir chat
1
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Geremed - Whatsapp
Olá,
Podemos ajudá-lo?